Ar Atmosférico

Ar Atmosférico

Ar

”Ar” é a mistura de diversos gases que compõem a atmosfera da Terra e não tem cor, cheiro ou sabor, mas apercebemo-nos dele através dos ventos, aviões e pássaros que nele flutuam e se movimentam; sentimos também o seu impacto sobre o nosso corpo. Ele é composto principalmente de nitrogénio (Azoto) e  oxigénio , que juntos constituem a maior parte dos gases da atmosfera. A uma temperatura de 0ºC à pressão de 1 atm, 1 cm3 de ar possui 27 biliões de moléculas, tendo mesmo assim muito espaço entre elas.

O Ar atmosférico está sempre contaminado com partículas sólidas como por exemplo pó, partículas de areia fina, fuligem/cinzas e cristais de sal. Este pode ter mais ou menos partículas, sendo influenciada pela zona, existindo um maior grau de contaminação em áreas muito povoadas e menos nas zonas rurais e a elevadas altitudes.

Nos grandes centros urbanos, o número de partículas pode atingir 500.000 por m3, enquanto que num ambiente industrial pesado, este número poderá subir para 140 milhões, das quais 80% destas partículas têm uma dimensão inferior a 2 microns (0,002 mm).

 

Ar Húmido

O Ar pode ser considerado uma mistura de ar seco e vapor de água. O ar que contém vapor de água é chamado ar húmido, variando a humidade dentro de limites determinados.

Os extremos são o ar completamente seco e o ar saturado com humidade. A pressão máxima de vapor de água que o ar pode conter aumenta com o aumento da temperatura. A humidade relativa é a relação entre a pressão do vapor de água atual e a pressão de saturação à mesma temperatura.

 



 

O Ponto de Orvalho corresponde à temperatura em que o ar fica saturado com vapor de água, o que implica se a temperatura baixar, a água condensa.  O ponto de orvalho varia com a pressão.

O ponto de Orvalho é a temperatura em que a água começa a condensar.

 

Pressão atmosférica

Sabemos que o ar tem peso, portanto, vivemos sob esse peso. A atmosfera exerce sobre nós uma força equivalente ao seu peso, mas não a sentimos, pois ela atua em todos os sentidos e direções com a mesma intensidade. O valor da pressão atmosférica ao nível do mar, a uma temperatura de 20°C e a uma humidade relativa de 36% é de 1 atm ou 760 mm (coluna mercúrio) ou 1 bar ou 145 lbf/pol2.

A pressão atmosférica varia proporcionalmente à altitude considerada. Esta variação pode ser notada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *